Etiquetas ao enviar e-mail


O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência.


1. Assunto
  • Sempre preencha o campo de assunto. De preferência, escolha um título que diga alguma coisa. Não tente usar artifícios como “URGENTE” e “IMPORTANTE” ao invés disso, procure um assunto conciso que diga sobre o que se trata o e-mail.
    • Para enviar e-mails apenas informativos, use PSC (para seu conhecimento) junto ao Assunto.

2. Educação

  • Independente do tipo de e-mail enviado seja sempre educado e cordial. A apresentação inicial de seu e-mail colaborará pela existência de interesse por parte do destinatário, bem como pela dedicação de retorno do mesmo.

3. Ponto principal

  • Aborde o tema principal do e-mail logo na frase de abertura. Dificilmente um leitor vai chegar até o final para descobrir qual é a surpresa no seu e-mail.

4. Escolha de palavras

  • O efeito que seu e-mail vai ter com os leitores vai depender das palavras que você usa para apresentá-lo. Vá direto ao ponto e deixe o assunto claro. Evite começar, por exemplo, com “isso deve ser feito”. O ideal é dizer, logo de cara, o que precisa ser feito e até quando.

5. Maiúsculas

  • A não ser que sua intenção seja parecer rude com o seu leitor, jamais envie um e-mail escrito em letras maiúsculas. Isso dá a impressão de que você está gritando com ele, o que não vai convencê-lo a fazer o que você precisa.

6. Linguagem

  • Evite usar linguagem informal demais, gírias e abreviações. Em muitos casos esse tipo de linguagem pode ser conhecido por você, mas não pelo seu leitor.

7. Seja breve e educado

  • Procure não escrever e-mails exageradamente grandes. Se sua mensagem for passar de dois ou três parágrafos curtos, considere a ideia de reduzir o e-mail ou enviar o assunto todo em um documento anexo.

8. Palavras mágicas

  • Não se esqueça de pedir, por favor, ou agradecer em hipótese alguma. E quando o fizer, queira realmente dizer isso. É possível perceber, mesmo via e-mail, quando você faz uso dessas palavras para ser irônico.

9. Anexos

  • Sempre avise no corpo do e-mail quando estiver enviando documentos anexados.

10.  Finalizando

  • Ao final de seus e-mails utilize termos formais como "atenciosamente", "cordialmente", etc.

11. Assinatura (automática)

  • Providencie uma assinatura com o seu nome completo, curso, fase e as suas informações para contato. Seu  endereço de e-mail e telefone.

12. Edite

  • Não envie um e-mail sem antes reler o que você escreveu. Você pode deixar passar uma coisa ou outra e pensar que isso é normal, já que você é uma pessoa muito ocupada. Mas o seu leitor não sabe disso e, provavelmente, vai pensar que você é desleixado e não dá atenção.

13. Responda seus e-mails

  • Não importa sobre o que seja, dê um retorno. Se você precisa de mais tempo para coletar informações ou desenvolver um projeto, envie um e-mail explicando isso a ele.

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